Hero MUITO útil ao time se bem jogado, tem skills bem únicas que podem ser usadas de vários jeitos. Mesmo por ser caster, ele não fica inútil late game se vc fazer uma build adequada e além do mais, late game = MUITOS CREEPS SPAWNANDO e muitos creeps spawnando = Echo Slam PODEROSO.
Outra coisa importante de ser mencionada é que o Earthshaker é um CASTER e não pancadeiro. Não importa se ele é STR, ele ainda é caster, no máximo ele vai virar um tanker late-game, mas dmg dealer NÃO.
1. Stats
Range: 128 | Move Speed: 290
Primary: STR
Str: 22 + 2.5 | Agi: 12 + 1.4 | Int: 16 + 1.8
Damage: 46 – 56 | HP: 568 | Mana: 208
HP Regen: 0.9 | Mana Regen: 0.65
Attack Speed: 1.5 | Armor: 2
2. Skills
Fissure (F)
Golpeia o chão com o poderoso totem de Raigor. Causando uma fissura em torno de 1000 de range, que dá dano e stun nos oponentes e deixa uma trilha impossível de se ultrapassar por 8 desgundos.
Level 1 - 125 dano - 1 segundo stun.
Level 2 - 175 dano - 1.25 segundo stun.
Level 3 - 225 dano - 1,5 segundo stun.
Level 4 - 275 dano - 1.75 segundo stun.
Custo em Mana: 125/ 140/ 155/ 170
Cooldown: 15
Comentário: Skill fantástica essa, pode ser usada de muitos jeitos, pode só atrapalhar ou pode fazer toda a diferença pro seu time ownar… fissure não é só um stun com range altíssima, não tenha a mente tão fechada assim. Pode ser usada pra travar entradas da sua base e atrasar um push por alguns segundos, pode ser usada pra prender adversários em cantos, pode bloquear a passagem de inimigos pra salvar você mesmo ou seu amigo, até na lane você pode encurralar adversários quando domina a skill, o leque de opções é bem grande, treine ela caso você queira ser um bom Earthshaker.
Enchant Totem (E)
Fortalece o totem que fica nas costas de Raigor, fazendo com que ele dê dano extra no ataque seguinte.
Level 1 - 50% dano aumentado.
Level 2 - 100% dano aumentado
Level 3 - 150% dano aumentado
Level 4 - 200% dano aumentado
Custo em Mana: 50
Cooldown: 8
Comentário: Te dá um bonus de 200% no dano e tem total sinergia c/ a 3ª skill… muito boa mesmo.
Aftershock (A)
Ao lançar uma magia, Raigor faz a terra tremer ao seu redor, gerando dano adicional e Stunando.
Level 1 - 25 dano, .3 second stun.
Level 2 - 45 dano, .7 second stun.
Level 3 - 75 dano, 1.2 second stun.
Level 4 - 115 dano, 1.5 second stun.
Mana Cost: N/A
Cooldown: N/A
Comentário: Sinergia c/ todas as outras skills do raigor, até fissure e ult, embora alguns pensem que é só pra Enchant Totem. Quando você usa fissure colado no adversário aftershock ativa e tu tira um dano extra… quando dá ult ela ativa e stuna quem tá por perto, ótima skill.
Echo Slam (C)
Raigor emana ondas de choque pelo chão, gerando dano que ricocheteia nos alvos proximos gerando dano extra.
Level 1 - 200 dano inicial, 35 de dano por eco.
Level 2 - 275 dano inicial, 45 de dano por eco.
Level 3 - 350 dano inicial, 65 de dano por eco.
Custo em Mana: 145/ 205/ 265
Cooldown: 80/ 70/ 60
Comentário: MUITO útil! Tanto quando seu time está pushando quando na hora de receber push. Quem ler a descrição da skill logo saca de cara que ela é pra ser usada na hora do pagodão, com o máximo de unidades inimigas por perto… Quando seu time tem Earthshaker, evite arrumar pancadaria ao redor do mapa, busque sempre brigar nas lanes, é lá que o Earthshaker tem mais potencial. Esse ult NECESSITA DAGGER. Ninguém em sã consciência vai deixar um Earthshaker se aproximar pra dar ult. Estamos falando de jogos sérios c/ players bons.
3. Skill Build
1 Fissure
2 Stats
3 Fissure
4 Stats
5 Fissure
6 Ult (se ver que não vai precisar de Ult, não gaste ponto nele ainda, upe stats e deixe ult pro lvl 8 ou 10)
7 Fissure
8 Stats
9 Aftershock
10 Enchant Totem
11 Ult
12 Aftershock
13 Totem
14 Aftershock
15 Aftershock
16 Ult
17 Enchant Totem
18 Enchant Totem
19 Enchant Totem
20-25 Stats
Comentário: Early game o melhor é upar fissure e status, só isso. Você precisa de mana e hp, não compensa upar aftershock e enchant totem no início, pois o dano do Totem é ridículo early game e você não entrará em combate pra poder usar Totem + Aftershock no início do jogo. Antes ter + HP e Mana pra spammar fissure e tankar um pouco do que não ter mana, ter pouco hp e ter skills inúteis que não servirão de nada (novamente, me refiro a um jogo c/ players bons, CF ou campeonato, em pub até Dagon é útil).
4. Item Build
Early Game
Saia da base c/ tangos e branches…
Compre uma uma Bottle se possível (sério é bem útil pro ES, porém só se comprada bem early).
Mid Game
Depois disso, junte gold para arcane ring e então faça o mais rápido possível DAGGER. O item + essencial pro ES é dagger. Faça no máximo uma bota e 2 nulls ou bracers antes de arcane e dagger, fique creepando o início do jogo todo até comprar.
Late Game
Depois de dagger, o build varia de jogo pra jogo.
Recomendações:
Linken’s Sphere: ÓTIMO pro ES. Muita mana e HP regen, spell negation (que SEMPRE é útil) e ajuda a tankar, faça em 90% dos casos.
Vanguard: ajuda a tankar e é 100% necessário late game, quando uma morte pode significar game over.
Travels: enfim qualquer herói precisa de travels, movespeed e teleport são necessários e o ES não foge à regra, mas não compensa comprar MUITO cedo, depois de Linken’s é o ideal.
Heart Of Tarrasque: depois de ter Dagger, Linken’s, Travels e Aegis só consigo pensar em Tarrasque mesmo. A idéia aí é pra ser tanker mesmo.
Guinsoo: se o time precisar de disables, faça guinsoo no lugar de Linken’s. É bom pro ES já que ele gasta muita mana e é útil pro time em geral.
5. Como se portar na lane
* Estamos imaginando uma situação real de CF 5×5. Você deve ir top ou bottom, acompanhado.
* Jogue recuado, faça só last hit.
* Use fissure com inteligência, procure usar ele na diagonal pra prender um adversário.
6. Como se portar nas horas de luta
Bom aí chega o ponto crucial do ES, que é a hora do pagode.
Fique recuado, c/ dagger e ult prontos, esperando a hora certa de blinkar lá no meio dos adversários e ativar o ult. Geralmente a melhor hora é quando por algum descuido estão todos bem juntos, isso é MUITO raro acontecer, mas se acontecer, aproveite a chance. É bom haver creeps por perto também, não precisam estar “grudados” nos heros, o range do ult é alto.
Pra quem não entendeu, quando o ES usa o ult, ele “bate e volta”, cada unidade que recebeu ult reflete dano pra todas outras unidades que estão por perto, é chamado de “echo damage”, chega a ser 65 de dano por unidade no lvl 3 do ult, logo, com 10 unidades (digamos 4 heros e 6 creeps) teremos um acréscimo de 650 de dano aos 350 iniciais. 1000 de dano instantâneo, e você ainda tem o fissure e enchant totem pra focar um ou dois heros.
Lembre-se que o ES não mata sozinho! ele tira + ou - metade de vida dos adversários, talvez mata se o ult for bem aplicado e o herói adversário for muito papel (tipo um pugna ou uma krobelus sem itens), mas logo após o ult acabar ele será focado, se o seu time inteiro não vier logo atrás pra finalizar os outros heros, você morre e eles fogem. ES sem time = ES inútil.
Mais detalhadamente, voltando ao “como usar o ult”, se os heros adversários manterem uma distância boa entre um e outro, de modo que o ult não pegue nem 3 deles c/ alguns creeps, espere mais um pouco, se seu time estiver SEGURANDO o push, uma hora eles terão que se juntar pra tentar entrar na base, caso contrário, continue afastado. Quando tentarem de fato entrar na base, blink + ult neles.
Uma Venge no seu time ajuda muito, ela vai fazer todos se reunirem quando ela der swap em algum inimigo.
Você deve também blinkar EXATAMENTE EM CIMA ou até um pouco nas COSTAS do herói deles que estiver mais recuado entre os alvos. A não ser que tenha um herói MUITO recuado mesmo, daí esqueça ele, foque os que estão mais agrupados, mas blinke na cara de um herói ou um pouco nas costas desse herói, o dano pega em todos de qualquer jeito, e o fato de vc estar nas costas deles vão fazer ou eles gastarem várias magias direto em você (tipo carrion swarm, nether blast, frost nova, silence, shadow strike) enquanto o seu time sai imune OU eles não te focam tanto e você fica batendo em quem puder, sem esquecer de usar fissure (cuidado pra não atrapalhar o time ou prender passagens importantes) e Enchant Totem.